O leitor Bruno Costa encontrou esta cobra a 24 de Outubro em Amarante e pediu ajuda na identificação da espécie. José Carlos Brito responde.
“Por favor a vossa ajuda na identificação da seguinte cobra. Foi encontrada em Amarante, mais precisamente em Vila chã em terreno habitacional”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma cobra-lisa-bordalesa (Coronella girondica).
Espécie identificada e texto por: José Carlos Brito, especialista em répteis no BIOPOLIS-CIBIO.
A fotografia não permite uma diagnose perfeita, mas creio tratar-se de uma cobra-lisa-bordalesa (Coronella girondica).
Esta espécie apresenta uma placa pré-ocular e a placa frontal está restrita à parte mais frontal da cabeça.
A outra espécie-candidata, cobra-lisa-europeia (Coronella austriaca), apresenta duas escamas pré-oculares e a escama frontal prolonga-se um pouco para o topo da cabeça.
Para a diagnose deste exemplar, a fotografia não permite usar o primeiro caracter e como está ligeiramente desfocada não é possível ter a certeza em relação ao segundo caracter. Ainda assim, parece ser uma Coronella girondica.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.