A leitora Leonor Galvão encontrou estes cogumelos a 20 de Setembro no Porto e pediu ajuda na identificação da espécie. A associação Ecofungos responde.
“Encontrei estes cogumelos a 20 de Setembro na zona do Fluvial, no Porto. Poderiam ajudar-me a identificá-los, por favor?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratam-se de cogumelos do choupo (Cyclocybe aegerita).
Espécie identificada e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
A espécie que nos envia é muito comum no nosso território. Trata-se de uma Cyclocybe aegerita (V. Brig.) Vizzini (nome atual).
Esta não é uma espécie venenosa, mas é bioacumuladora (podendo acumular produtos tóxicos, como por exemplo herbicidas ou pesticidas, se utilizados) e parasita, especialmente, de choupos. Inclusive, em ambientes livres de poluição, é consumida e possui propriedades medicinais.
Este cogumelo decompõe a madeira morta de árvores, com preferência por salgueiros e choupos. Daí o seu nome comum em inglês, ‘poplar cap’ (‘boné de choupo’, traduzido para português).
Pretende a identificação de um fungo ou cogumelo? A associação Ecofungos aconselha:
Sempre que possível, será importante recolher diferentes fotos dos exemplares, como por exemplo da parte superior do carpóforo, ou chapéu, da parte inferior, identificar o respetivo hospedeiro ou substrato, e efetuar um corte transversal do exemplar. Quanto mais informação for recolhida, mais simples e exata poderá ser a ID da espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.