A leitora Joana Reis fotografou uma lagarta num pomar em Custóias, em Julho, e quis saber a identificação da espécie. Eva Monteiro responde.
“Será que me podem ajudar? Esta lagarta é de quê? É perigosa?”, perguntou Joana Reis numa mensagem enviada à Wilder, indicando que a lagarta em causa mede quatro centímetros e foi encontrada num terreno com muitas árvores de fruto.
Trata-se de uma lagarta da espécie Lymantria dispar, conhecida pelos nomes comuns de lagarta-do-sobreiro ou mariposa-cigana.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Poderá ser urticária para algumas pessoas, mas nada que se compare com a processionária-do-pinheiro (Thaumetopoea pityocampa).
Infelizmente é uma praga das árvores do género Quercus, como acontece com os sobreiros, podendo provocar perda de folhas e enfraquecendo as árvores.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.