O leitor Fábio João encontrou este caracol na zona de Vila de Rei a 22 de Fevereiro e pediu ajuda na identificação da espécie. Gonçalo Calado responde.
“Encontrei uma espécie de caracol com a curiosa característica de apresentar duas faces muito diferentes. Uma escura e outra clara. Na zona de Vila de Rei. Conseguem identificar?”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á do caracol Xeroplexa olisippensis.
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
“Baseado nas fotos e na localização é muito provável que se trate de Xeroplexa olisippensis (Servain, 1880), até 2018 atribuída ao género Candidula“, explicou Gonçalo Calado.
Este caracol vive em habitats ruderais, espaços florestais abertos, prados, nas margens dos rios e até mesmo em dunas, debaixo de pedras ou de tufos de vegetação.
É uma espécie de caracol terrestre endémica de Portugal. Pertence à família Geomitridae.
As cores das conchas nesta espécie podem variar entre populações. O tamanho destes caracóis pode chegar aos nove milímetros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.