A leitora Mia Fernandes fotografou este insecto em Junho no Funchal, ilha da Madeira, e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“Esta espécie de mosca aparece na minha casa no Funchal, Ilha da Madeira desde 2019. Trabalho numa empresa de Controlo de Pragas que ainda não conseguiu identificar esta espécie”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma mosca da família Asilidae.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma mosca fêmea da família Asilidae, um grupo que possui mais de 500 espécies na Europa.
Estas moscas são predadoras tanto na fase adulta como larvar.
Os adultos predam uma grande variedade de invertebrados, desde pequenos ácaros e colêmbolos até insectos de grande porte como as libélulas. Como forma de proteger a cabeça das presas que se debatem, os asilídeos apresentam na face um conjunto de cerdas longas denominado mystax. Esta característica ajuda a distinguir estas moscas de outras aparentadas.
As larvas vivem no solo e em madeira em decomposição, onde se alimentam sobretudo de larvas de outros insectos.
Para as pessoas são completamente inofensivas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.