A leitora Yolanda Corsépius fotografou em Abril esta planta que cresce num vaso em Carnaxide e quis saber qual a espécie. Carine Azevedo responde.
“Esta ‘invasora’ cresce em Carnaxide, num vaso, e não a reconheço. Será possivel identificar?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma planta do género Chenopodium.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta que se encontra no vaso é uma espécie do género Chenopodium, da família Amaranthaceae.
A ausência de alguns caracteres, como flores, por exemplo, não permite a identificação completa da espécie.
O género Chenopodium tem uma distribuição nativa cosmopolita, ocorrendo em quase todo o mundo.
As plantas que compõem este género são maioritariamente herbáceas anuais ou perenes, podendo no entanto algumas espécies, atingir o porte arbustivo.
Os caules são e as folhas são glabras ou pubescentes. As folhas são membranosas, largas, mais ou menos carnudas e inteiras. As flores surgem em inflorescências terminais e laterais – glomérulos – de várias formas.
A este género pertencem várias plantas com importância moderada na alimentação humana e também no tratamento de doenças. Um dos exemplos mais conhecidos é a quinoa (Chenopodium quinoa), planta herbácea anual cultivada pelas suas sementes comestíveis, ricas em proteínas, fibras, vitamina B e minerais.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.