A leitora Maria Silva fotografou esta espécie a 2 de Maio perto da praia da Galé, Albufeira, e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.
O insecto foi encontrado na falésia junto à praia da Galé em Albufeira, explicou a leitora à Wilder.
Trata-se de um besouro-capuchinho (Heliotaurus ruficolis).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Este é um Heliotaurus ruficollis, “uma das espécies mais abundantes e mais frequentemente fotografadas hoje em dia”, disse José Manuel Grosso-Silva.
É uma espécie nativa da Região Mediterrânica Ocidental e pode medir até 1.6 centímetros de comprimento.
O seu corpo é oval e totalmente negro excepto o primeiro segmento do tórax que é vermelho, descreve o projecto FCT Viva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
“As antenas são compridas e têm 11 segmentos. As asas anteriores são rijas e brilhantes com estrias longitudinais, do comprimento do corpo, servindo de protecção às asas posteriores que são membranosas.”
“Os adultos alimentam-se de néctar e pólen, sendo importantes polinizadores da flora Mediterrânica. Contudo, podem ocasionar estragos em culturas, pois também consomem as flores. As larvas alimentam-se no solo, de fungos e matéria orgânica que se encontrem sobre madeira em decomposição.”
“É possível observar esta espécie nos meses de Primavera e Verão.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.