O leitor Raul Cerveira Lima fotografou esta lagarta e depois crisálida no final de Março em Valbom, Gondomar, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares responde.
A lagarta, e depois crisálida, foi observada na parede exterior de sua casa, junto a uma janela virada a poente. “A lagarta escolheu fixar-se numa face virada a sul, de modo que a crisálida apanha sol apenas muito ao final do dia – e fica também abrigada de luz artificial (candeeiro de iluminação pública de vapor de sódio de alta pressão que ilumina toda a fachada poente da casa)”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratam-se da lagarta e crisálida da borboleta aurinia (Euphydryas aurinia).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma borboleta em tons laranja, amarelos e castanhos que está protegida pela Directiva europeia Habitats.
Segundo a Lista Vermelha dos Invertebrados de Portugal, esta borboleta encontra-se em todo o território continental.
“É típica de matos e orlas de bosques com um certo grau de humidade e subcoberto bem desenvolvido, onde se desenvolvem as trepadeiras do género Lonicera, plantas hospedeiras das suas lagartas.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.