O leitor Pedro Magalhães fotografou este animal a 18 de Outubro em Fafião e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
A espécie que observou é um grilo-de-sela do género Lluciapomaresius.
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Os grilos-de-sela são um grupo de ortópteros de grandes dimensões e aspecto característico.
As asas são muito reduzidas e encontram-se parcialmente cobertas pelo pronoto, o primeiro segmento do tórax em forma de sela, bem visível logo atrás da cabeça.
As fêmeas têm no final do abdómen uma estrutura em forma de espada, o ovipositor que serve para colocar os ovos na terra.
Os machos emitem um canto melodioso para atrair a fêmea para a cópula, normalmente ao fim da tarde e durante a noite.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.