O leitor David Lobo fotografou este insecto na serra de Alcaravela, Sardoal, a 24 de Setembro, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
David Lobo pede ajuda para identificar esta espécie. “Nas buscas que efetuei, achei que poderia ser um Ephippiger diurnus ou um Parasteropleurus perezi, mas fiquei na dúvida pois o padrão e a cor não eram semelhantes”, contou à Wilder.
O animal foi fotografado no distrito de Santarém, na serra de Alcaravela, concelho de Sardoal, numa zona de pinhal.
Trata-se de um saltão ou grilo-do-mato (Thyreonotus bidens).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Este inseto é o saltão Thyreonotus bidens, uma espécie endémica da Península Ibérica que vive em matos e florestas com vegetação arbustiva no sob coberto.
Estes saltões comem pequenos insetos, entre eles as urticantes lagartas do pinheiro.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.