A leitora Manuela Silva encontrou este anfíbio na Maia, a 14 de Agosto, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
Trata-se de uma salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra gallaica). Esta espécie tem outros nomes comuns, como saramantiga, saramela e saramaganta.
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
O animal que Manuela Silva encontrou é um juvenil.
Pelo tamanho percebe-se que já terá mais de um ano, mas parece ainda não ter tamanho de reprodutor.
Durante o Verão estes animais entram em estivação – um estado letárgico – enterrados em solos com alguma humidade, ou em grutas/cavidades.
Este animal foi “acordado” durante este período e se ficar exposto ao calor do Verão pode morrer depressa. Se possível deveria ter sido dado acesso a solo solto e húmido, para que se possa enterrar outra vez.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de plantas, deve enviar fotos de pormenor das folhas, frutos e flores (se houver), se possível também tiradas contra o céu. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.