A leitora Olga Pinto fotografou este animal a 7 de Abril em Marco de Canaveses, e quis saber qual a espécie a que pertence. Eva Monteiro responde.
“Encontrei um grilo, julgo eu, bastante grande e nada parecido com os comuns grilos do campo. Encontrei-o de noite, no exterior da minha casa, sita em Marco de Canaveses. Gostava que me informassem que espécie é esta”, escreveu à Wilder.
A espécie que observou é um ralo ou grilo-toupeira (Gryllotalpa vineae).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
O bicho que nos envia Olga é um ralo (Gryllotalpa vineae), também conhecido por grilo-toupeira porque escava galerias no solo.
Os machos cantam nos seus buracos para atrair as fêmeas.
O seu canto característico, alto e contínuo (que pode ouvir aqui) é comum em noites de primavera, principalmente depois de grandes chuvadas.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.