A leitora Ana Oliveira encontrou este insecto em Lordelo (Baião), a 20 de Abril, e pediu ajuda para identificar a espécie. Eva Monteiro responde.
Trata-se da espécie pirilampo-grande-das-lunetas (Lamprohiza paulinoi).
Espécie identificada e texto por: Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Que sorte! Na fotografia vêem-se duas fêmeas do pirilampo-grande-das-lunetas (Lamprohiza paulinoi), uma espécie endémica da Península Ibérica.
Como todos os pirilampos da nossa fauna, as fêmeas não voam e emitem a sua luz a partir do solo para atrair os machos para a reprodução.
Os pirilampos são escaravelhos (Ordem Coleoptera) pertencentes à família Lampyridae que têm a capacidade da bioluminescência, ou seja, a produção de luz criada por uma reacção química que se dá no interior de um ser vivo, uma capacidade muito rara entre os animais do meio terrestre.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.