O leitor Aldiro Pereira fotografou esta lagarta a 6 de Maio de 2017 em Albergaria-a-Velha, e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
Aldiro Pereira vive em Albergaria-a-Velha e dedicado à fotografia de natureza, em especial a fotografia macro. Há já muito tempo que fotografa esta lagarta mas “até hoje ainda não sei de que espécie se trata”, disse à Wilder.
Desta vez, a fotografia foi feita em Albergaria-a-Velha no dia 6 de Maio de 2017. A lagarta estava numa planta (sempre a mesma, conta) “que faz muro em caminhos rurais, tendo a particularidade de se encontrar sempre dentro duma teia. Só sai dali para se alimentar da planta que a hospeda”.
A espécie que observou é uma lagarta da borboleta nocturna Depressaria daucella.
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma lagarta da borboleta nocturna da família Depressariidae.
As lagartas são visíveis nas flores de que se alimentam (plantas da familia Apiaceae, como a Cicuta, o Oenanthe), geralmente emáreas muito húmidas, perto de linhas de água.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.