Banner

um grupo de pessoas agachadas junto a pequenas tartarugas marcadas com emissores na areia
Tartarugas marcadas com emissores libertadas numa praia de Valência. Foto: MAPAMA

Tartarugas-boba libertadas em Espanha vão ser seguidas por satélite

24.10.2017

Dez tartarugas-boba (Caretta caretta) foram libertadas numa praia na zona de Valência, na costa mediterrânica, no âmbito de um projecto LIFE. Saiba como pode acompanhar a rota de alguns destes animais.

 

Estes dez répteis pertenciam à postura de uma fêmea de tartaruga-boba que desovou numa praia muito movimentada de Valência, durante o Verão de 2016.

“Devido ao risco que se previa para a viabilidade dos ovos a sua nidificação numa praia tão frequentada, transladou-se a postura para a área de recuperação e conservação de fauna marinha do Oceanário de Valência”, explica em comunicado o Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Ambiente espanhol (MAPAMA).

Depois da eclosão dos ovos, no ano passado, parte das tartarugas recém-nascidas foram de imediato libertadas na praia onde tinha ocorrido a postura. Outras 16 foram transportadas para o Oceanário de Valência, onde permaneceram durante um ano.

Agora, 10 foram libertadas em el Saler.

 

tartaruga com emissor avança para a água do mar
Uma das tartarugas libertadas, a entrar no mar. Foto: MAPAMA

 

Objectivo? “Permitir que após a sua maturação, as fêmeas voltem a nidificar no lugar em que nasceram, de forma a fomentar novos episódios de nidificação nas nossas costas”, explica o MAPAMA.

 

Dados vão ajudar conservação

Mas antes da libertação, as 10 tartarugas-boba foram marcadas com aparelhos que vão permitir o seu seguimento via satélite, numa colaboração entre o Ministério do Ambiente e a Universidade Politécnica de Valência.

“Usaram-se pequenos emissores de satélite com apenas 17 a 18 gramas de peso, que aderem à carapaça e permitem a localização no mar destas criaturas”, descrevem os responsáveis, na plataforma Sea Turtle.

Os dados que forem sendo recolhidos podem ajudar a propor medidas de conservação para esta espécie, incluindo-as em novos planos e estratégias de conservação.

A libertação realizou-se no âmbito do projecto LIFE IP Intemares, um projecto que se está a desenvolver em Espanha, co-financiado por fundos europeus, que tem como objectivo a “gestão integrada, inovadora e participativa da Rede Natura 2000, no meio marinho espanhol”.

 

[divider type=”thin”]Saiba mais.

Agora pode seguir o percurso de duas das tartarugas libertadas na costa valenciana, na última quinta-feira, dia 19, através da plataforma SeaTurtle: Santapola e Denia.

Outras duas das tartarugas marcadas, Borriana e Valencia, não estão neste momento a emitir sinal.

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.

Don't Miss