Poucos índices biológicos usados na monitorização dos rios levam em conta as espécies exóticas, ainda que estas estejam ligadas à degradação dos rios, concluiu um novo estudo.
Investigadores alertam que o caranguejo-azul, espécie exótica invasora, pode migrar 100 quilómetros rios acima, colocando uma nova ameaça para muitas espécies.
Produzido em parceria entre o projecto LIFE Invasaqua e a Wilder, está a partir de agora acessível de forma gratuita um novo livro escrito por cientistas de diferentes universidades portuguesas, em formato digital.
No âmbito de uma série sobre espécies aquáticas invasoras em parceria com o projeto LIFE Invasaqua, o investigador Filipe Banha explica-nos quais são os maiores problemas causados por este peixe, que pode viver até
Pedro Anastácio, investigador ligado ao projecto LIFE Invasaqua, esclarece todas as dúvidas sobre este lagostim que é um grande problema para a biodiversidade, a economia e mesmo a saúde humana.
Entraram no país vindas de regiões diferentes do planeta, mas todas elas são um problema grave para a biodiversidade, a economia e a saúde pública. O alerta é feito pelos investigadores Hélia Marchante, Jael
O siluro é uma grande ameaça à biodiversidade do rio Tejo. A Wilder falou com Filipe Ribeiro, ligado ao LIFE Predator, e conta-lhe o que está previsto para dar luta a esta espécie.
No âmbito de uma parceria com o projecto LIFE Invasaqua, o investigador Pedro Guerreiro conta-nos tudo sobre este invasor com um comportamento social complexo, capaz de mudar de cor em segundos, mas que é um