Na semana passada desafiámo-lo a sugerir os locais que mais gosta para admirar as flores do campo, o grande espectáculo botânico da Primavera. Estes leitores enviaram-nos as suas fantásticas sugestões de locais a visitar.
A leitora da Wilder Catarina Costa deixou-nos estas sugestões no concelho de Sintra.
Mata de Fitares: neste local – onde Catarina contou que já viu “tartarugas, galinholas, ratos-de-água, cobras, rãs, sapos e muitas aves” – há “muitas flores na manta verde”. Recentemente, a mata foi intervencionada para criar um parque com caminhos.
Mata das Mercês: “Numa mata algo fechada para quem olha de fora, perdemos, por receio, o à vontade de lá entrar. Mas continua verde, e quem passa no passeio ao longo da estrada tem um vislumbre do interior.”
O velho moinho e o que resta da mata de Pinheiros: “Ainda se vê as paredes do velho moinho, num monte que tem muitos tojos que fica amarelo quando florescem.”
A leitora Catarina Roseta Palma sugere a zona de Mértola, no interior do Alentejo.
“A zona entre Mértola e Castro Verde tem campos lindos de morrer com flores amarelas, roxas e encarnadas. Faziam tapetes de cor ao longo da estrada principal e ainda mais nas estradas interiores (…) E também se vêm imensas aves espetaculares por lá, já agora…”
O leitor João Paulo Forte deixou uma sugestão e uma bela fotografia.
“A região de Sicó é, sem dúvida alguma, um local espectacular para apreciar as flores do campo.”
[divider type=”thick”]Saber mais.
Aqui ficam cinco pistas para encontrar orquídeas silvestres, conheça sete plantas silvestres que também são medicinais e descubra cinco espécies de lavandulas de Portugal.