Alasca reintroduz bisontes depois de 100 anos de ausência

23.03.2015

O maior mamífero terrestre da América do Norte, a subespécie de bisonte Bison biso athabascae, está a ser reintroduzido no Alasca, de onde tinha desaparecido há mais de um século.

Os primeiros cem animais, que vão restabelecer uma espécie que se extinguiu no Alasca há mais de 100 anos, começaram a ser transportados no domingo, 22 de Março, para uma zona rural perto de Shageluk, segundo a agência de notícias Associated Press.

Trinta bisontes foram transportados, em contentores especialmente concebidos para o efeito, do Alaska Wildlife Conservation Center em Portage – onde estavam desde 2008, ano em que chegaram do Canadá – até Shageluk.

Quando chegarem os restantes 70 bisontes, e depois de semanas de aclimatação, os animais serão libertados como um grupo nas planícies Innoko, um dos locais no Alasca onde estes bisontes viviam.

“Este tem sido um projecto incrivelmente longo, com 23 anos de preparação”, disse a bióloga Cathie Harms. “Dizer que estamos entusiasmados é dizer muito pouco.”

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss