Dentro de cinco ou sete anos, o visão-europeu poderá desaparecer de Espanha, alertou hoje a WWF espanhola. A organização pediu ao Governo de Madrid “medidas imediatas”.
Espanha tem uma das últimas populações viáveis de visão-europeu (Mustela lutreola) em todo o continente, estimada em menos de 500 animais, segundo um comunicado da WWF Espanha.
Mas se não forem tomadas medidas urgentes, esta espécie poderá extinguir-se naquele país dentro de cinco a sete anos.
“Há anos que pedimos ao Governo um plano de emergência com recursos suficientes para salvar o visão-europeu. Lamentamos a falta de iniciativa governamental mostrada até agora”, salienta a WWF.
O visão-europeu surge ao lado do lince-ibérico como o carnívoro mais ameaçado da Europa. A sua área de distribuição original mundial está reduzida em 90%. As principais ameaças são a perda de habitat e, especialmente, a concorrência com o visão-americano, espécie exótica invasora.
Hoje, a WWF enviou uma proposta com medidas prioritárias à ministra para a Transição Ecológica, Teresa Ribera, e às cinco comunidades autonómicas onde ocorre a espécie. E pediu a concretização urgente dessas medidas.
Entre essas acções está um censo nacional de visão-europeu “que permita conhecer o número de exemplares que restam hoje, uma vez que o último tem 15 anos”. Outras medidas são a criação de um Centro unificado de reprodução em cativeiro e acções de conservação no terreno, que incluam um controlo eficaz das populações de visão-americano.
Apesar de reconhecer o “esforço de alguns governos autonómicos – como Aragão, Castela e Leão, Catalunha, La Rioja, Navarra e País Basco -“, a WWF considera “imprescindível e urgente que se aprove um calendário de trabalho para as acções prioritárias e que estas decorram de forma coordenada e com a maior brevidade possível”.
[divider type=”thick”]Saiba mais.
Descubra aqui o que um projecto de conservação está a fazer por esta espécie.