PUB

Anunciados cinco milhões de euros para restauro de 168 km de rios e ribeiras

22.08.2025
leitura de 1 minuto
rio
Ribeira. Foto: Wilder (arquivo)

Cinco milhões de euros do Fundo Ambiental vão financiar projetos de norte a sul do país para devolver vida a diversos cursos de água, no âmbito da estratégia ProRios 2030, anunciou hoje o Ministério do Ambiente e Energia.

O financiamento, através da Agência para o Clima (ApC), vai privilegiar “soluções de engenharia natural e intervenções de proximidade, em articulação com os municípios, para recuperar linhas de água degradadas, criar zonas de inundação controlada e reduzir riscos associados a cheias e secas”, segundo um comunicado daquele ministério.

Entre as intervenções prioritárias que vão ser financiadas está a reabilitação do rio Neiva, em Esposende e Viana do Castelo; a recuperação do ribeiro de Picote, em Miranda do Douro; a valorização do rio Vez, em Arcos de Valdevez; a reabilitação dos rios Díz e Noéme, na Guarda; o restauro do rio Alfusqueiro, em Águeda; a valorização do rio Lizandro, em Mafra; a recuperação de ribeiras em Évora e Beja; a reabilitação do sistema de açudes em Arronches; trabalhos no Alentejo Litoral; e o projeto de requalificação da Ribeira do Vascão, no Algarve, numa extensão de 60 km.

O Ministério do Ambiente e da Energia lembra que “este esforço representa também um passo decisivo na concretização do Plano Nacional de Restauro, que está a ser elaborado e onde se inclui a renaturalização de rios”.

No último ano e meio, já foram renaturalizados 550 quilómetros de rios e ribeiras de cursos de água em todo o país. “Agora, no total, serão reabilitados mais de 168 quilómetros de rios e ribeiras em diferentes regiões do território, reforçando a ligação entre comunidades e cursos de água, e contribuindo para os objetivos nacionais e europeus de transição climática, conservação da natureza e adaptação às alterações climáticas”.

“Estas intervenções são um passo concreto para devolver vida aos rios e ribeiras, proteger as populações e valorizar o território”, comentou a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho. “Ao investir na saúde dos ecossistemas aquáticos, estamos a investir na qualidade de vida e na segurança das gerações futuras.”

Este conjunto de ações de reabilitação e restauro de rios e ribeiras surge no quadro da estratégia ProRios 2030 – “Água que Une”. Segundo o ministério, a ProRios 2030 tem como objetivo “promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos, reforçando a resiliência climática, a retenção natural de água e a biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos”.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Não perca