A leitora Ana Moreira encontrou este insecto a 11 de Maio em Lavra, Matosinhos, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.
“Vimos este insecto na fachada da nossa casa. Gostávamos de saber que espécie é. Obrigada! (Localidade: Lavra, Matosinhos). Parabéns pelo excelente trabalho realizado por todos os colaboradores da Wilder e por tornar a sua leitura tão interessante e acessível a quem não é da área!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma vespa-cuco.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É uma vespa-cuco (família Chrysididae). A espécie não sei dizer. As vespas-cuco são uma família rica em espécies com mais de 3000 espécies descritas em todo o mundo.
O nome comum destas vespas deriva do facto de, tal como acontece com os cucos, terem um estilo de vida parasitário. Na maioria das espécies, as fêmeas depositam os seus ovos nos ninhos de outras vespas e abelhas solitárias. As larvas de Chrysididae alimentam-se dos ovos e larvas dos seus hospedeiros, bem como do alimento armazenado nos seus ninhos.
Os adultos da maioria das espécies caracterizam-se por apresentar cores com brilhos metálicos, tais como verde, azul ou dourado.
Podem ser observados frequentemente a alimentar-se do néctar de flores ou a inspecionar cavidades na madeira ou muros em busca dos ninhos dos hospedeiros, pelo que por vezes aparecem junto de habitações humanas.
São, no entanto, completamente inofensivos para as pessoas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.