A leitora Carolina Caires encontrou este insecto a 27 de Julho no Hospital do Funchal, ilha da Madeira, e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Andrade responde.
“Venho por este meio enviar a foto de um inseto que tem aparecido no meu local de trabalho, no Hospital do Funchal, que nem eu nem as minhas colegas conhecemos. Parece ser uma mistura de gafanhoto devido às patas traseiras com mosca da parte da frente e ainda tem um rabo que sobe e desce. Gostaria de saber o nome do animal e suas características e se poderá ser perigoso. Ou até se é uma nova espécie”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma vespa-bandeira, da família Evaniidae.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
“Estas vespas são parasitóides de ovos de baratas (ordem Blattodea)”, explicou Rui Andrade.
Actualmente estão conhecidas mais de 400 espécies destas vespas-bandeira, da família Evaniidae. Vivem em todo o planeta, à excepção das regiões polares.
São vespas solitárias.
As Evaniidae têm o metassoma bastante pequeno que empurram para cima e para baixo constantemente quando estão activas.
As larvas destas vespas alimentam-se de baratas e desenvolvem-se dentro das ootecas dos seus hospedeiros.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.