O leitor Mário Barros fotografou esta vespa a 22 de Setembro em Foz do Sousa, Gondomar, e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
Trata-se de uma vespa-asiática (Vespa velutina).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“É uma vespa-asiática, disso não há dúvida. O abdómen é realmente diferente, mais alongado. Pode ser um macho, pela época do ano faz sentido, mas só com uma imagem detalhada das antenas se conseguiria confirmar com segurança”, explicou José Manuel Grosso-Silva.
Esta é uma espécie exótica (não-indígena) e que tem um carácter invasor. Apareceu no Alto-Minho na primeira década deste século (XXI) e desde então tem sido reportada em diferentes locais do país.
A vespa-asiática é um grande predador de outros insectos com impacto negativo nas comunidades de polinizadores nativos, inclusive nas populações da abelha do mel (Apis mellifera) onde a predação pode levar a grandes prejuízos económicos.
É um insecto social. Na Primavera e Verão, os ninhos de pasta de papel podem conter centenas de indivíduos. As rainhas sobrevivem ao Inverno num ninho primário, pequeno e mais perto do solo.
Ainda assim, é necessário ter cuidado para não a confundir com espécies de vespas nativas de Portugal, importantes para a manutenção da biodiversidade. Descubra aqui como distinguir a vespa-asiática da vespa-europeia.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.