A leitora Fátima Loureiro fotografou esta árvore a 11 de Maio nas Termas de São Pedro do Sul e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
Trata-se de um tulipeiro-da-virgínia (Liriodendron tulipifera L.).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias mostram a espécie Liriodendron tulipifera L., uma árvore da família Magnoliaceae, conhecida em Portugal como tulipeiro-da-virgínia ou árvore-do-ponto.
O nome “tulipeiro-da-virgínia” deve-se às suas grandes flores de cor amarelo-esverdeado, que se assemelham a tulipas, e também à sua região de origem. Já o nome “árvore-do-ponto” teve origem em Coimbra, devido a um grande exemplar centenário plantado no Largo da Trindade, junto às Escadas de Minerva, na alta universitária.
Durante muitos anos, os estudantes associaram o florescimento da árvore, que ocorre entre abril e maio, com a época de preparação para os exames, que na época eram chamados de “pontos”.
As folhas do Liriodendron tulipifera têm uma forma peculiar que lembra a silhueta da cara de um gato e também uma tulipa.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.