O leitor Roberto Barata encontrou este animal a 26 de Fevereiro em Ameixeira, Condeixa-a-Nova, e pediu para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.
“Durante uma caminhada nocturna, encontrámos este animal que nos parece um tritão. No entanto estamos na dúvida. Espero pela vossa ajuda”, escreveu Roberto Barata à Wilder.
Trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Este é um tritão-marmoreado e é um animal em fase terrestre (pele seca, a linha laranja bem viva).
Parece ainda um juvenil (pequeno), mas sem escala é mais complicado dizer.
Durante a fase terrestre – na qual os tritões vivem em terra, sem nunca precisar de ir à água -, os juvenis não se reproduzem, e estão basicamente a “comer para crescer”. Daí que muitas vezes tenham contornos meio arredondados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.