A leitora Paula Netto fotografou um anfíbio em Ferreira do Zêzere a 18 de Dezembro e pediu para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
“Na noite de 18 Dezembro em Ferreira do Zêzere cruzei-me no jardim com uma habitual vizinha, uma salamandra. Mas debaixo dela estava escondido um outro réptil verde que nunca tinha visto. Envio as fotos e agradecia uma ajuda na identificação”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
É um anfíbio! Trata-se de um macho de tritão-marmoreado, Triturus marmoratus, na sua fase terrestre (com pele “seca” e crista dorsal pouco desenvolvida).
O tritão-marmoreado só se reproduz na primavera. No inverno está em terra, levando uma vida muito semelhante à da salamandra – ativo apenas de noite, alimentando-se de invertebrados no solo das florestas.
Aparentemente a coexistência entre as duas espécies é pacífica, mas só em terra; na água as suas formas larvares são carnívoras, e as larvas de salamandra podem predar as de tritão.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.