Que espécie é esta: tritão-de-ventre-laranja

28.11.2022

A leitora Patrícia Silva viu este anfíbio em Olival, Vila Nova de Gaia, a 23 de Novembro e quis saber qual a espécie. Rui Rebelo responde.

Trata-se de um tritão-de-ventre-laranja (Lissotriton boscai). 

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Este será muito provavelmente um tritão-de-ventre-laranja, Lissotriton boscai. É uma fêmea (tem o abdómen muito dilatado).

Mas não tenho a certeza absoluta, porque não se vê mesmo o ventre. Na região de Vila Nova de Gaia pode existir outra espécie, muito rara em Portugal, e que é o tritão-palmado, Lissotriton helveticus. Esse pode ter a parte inferior da cauda alaranjada (como o indivíduo da foto), mas o ventre não. Em futuras fotos de animais deste tipo é sempre importante tentar fotografar o ventre.

 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss