A leitora Teresa Monjardino viu este animal na Sertã a 31 de Agosto e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.
“Encontrei este animal, penso que seja uma toupeira bebé. Não entendo por que estava ao sol. Tentei salvá-la mas não consegui. Foi na Sertã, dia 31 de agosto”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma toupeira (Talpa occidentalis).
Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos.
Confirmo que é uma toupeira (Talpa occidentalis), uma espécie endémica da Península Ibérica (ou seja, a nível mundial só ocorre em Portugal e Espanha) e distinta da espécie congénere que ocorre no resto da Europa (Talpa europaea).
Trata-se que um pequeno mamífero insectívoro com hábitos fossorícolas (isto é, adaptado a cavar e a viver debaixo do solo) mas que por vezes pode vir à superficie.
É uma espécie amplamente distribuida em Portugal, sem estatuto de ameaça (Pouco Preocupante segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal), mas com algumas populações que parecem estar a diminuir localmente devido a diversas ameaças (poluição, expansão urbana, barreiras à dispersão, mortalidade devido a gatos e cães domésticos, etc).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.