A leitora Teresa Evaristo fotografou este lagarto a 13 de Junho em Estoi, Faro, e quis saber qual a espécie. Guilherme Caeiro-Dias responde.
“Tenho no meu jardim três crias destas. Já nasceram há mais de um mês. Isto é, foi quando começaram a aparecer. Em tempos vi um, que penso ser a mãe ou pai que era enorme, talvez seis vezes o tamanho deste. Há cerca de três anos estava aqui um, que penso ser a mãe; tinha a boca vermelha e media cerca de cinco centímetros de largura de tronco, para mais, e calculo que deveria ter mais de 40 centímetros de comprimento, sem incluir a cauda. É frequente eu encontrar aqui, à volta da minha casa estes lagartos. Já me entrou um na cozinha. Será que me podem dizer que espécie é?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um sardão (Timon lepidus).
Espécie identificada por: Guilherme Caeiro-Dias, primeiro autor do estudo que elevou ao estatuto de espécie a lagartixa-lusitânica (Podarcis lusitanicus), antigo aluno de doutoramento no CIBIO-InBIO, agora a trabalhar na Universidade do Novo México, nos Estados Unidos.
“É um sardão (Timon lepidus). Parece-me um sub-adulto”, respondeu Guilherme Caeiro-Dias.
Este é “o maior e o mais robusto dos lagartos europeus”, segundo o guia Anfíbios e Répteis de Portugal. É verde com pintas escuras e ocelos azuis nos flancos. O ventre é branco ou amarelo.
Está activo da Primavera ao Outono.
Podemos vê-lo de Norte a Sul de Portugal continental mas é mais abundante nas zonas montanhosas e rochosas do Norte do país, segundo o Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.
A espécie está em regressão por causa da destruição do habitat, fragmentação do habitat e pela actividade agro-florestal intensiva.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.