A leitora Matilde Morgado viu este sapo de olhos a 24 de Agosto em Lagos e pediu ajuda para saber a espécie. Rui Rebelo responde.
O sapo foi avistado no jardim da leitora em Lagos.
Trata-se de um sapo-comum (Bufo spinosus). Em alguns guias, ainda aparece com o nome antigo Bufo bufo.
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Este é um sapo-comum, Bufo spinosus. E parece muito uma fêmea (são maiores e mais largas que os machos).
Apesar de ser um anfíbio, não sobrevive muito tempo debaixo de água, especialmente no Verão, quando a água está mais quente e por isso tem menos oxigénio dissolvido. Por isso são frequentes os afogamentos em piscinas. Se lá cair, devem tentar tirá-la.
Esta sapo é comummente encontrado em hortas e jardins e é famoso como “ajudante” dos hortelãos, porque come muitos caracóis e lesmas.
Os olhos vermelhos são o que facilita a sua identificação, pois há outra espécie semelhante em Portugal, mas com olhos verdes.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
A revista Wilder criou o seu primeiro artigo de merchandising, a pensar na comunidade naturalista. Saia de casa com o novo saco Wilder e mostre a todos como gostar do mundo natural é um modo de vida. Visite a nossa loja em loja.wilder.pt.