O leitor António Damásio fotografou este sapo em São Luís, Odemira, a 23 de Agosto e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Rebelo responde.
“Este sapo foi visto hoje 23/08/23 no meu quintal em S. Luís, Odemira. Tem a dimensão de cerca de 15x10cm. Que sapo é?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um sapo-comum (Bufo spinosus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Pois é uma fêmea de sapo-comum, Bufo spinosus. Bem alimentada! É de deixar que fique pelo quintal, onde tem acesso a terra húmida e pelos vistos boa alimentação.
Esta é uma espécie “amiga do hortelão” pela quantidade de pragas das hortas que consome. A presença dele nas hortas é comum e bem vinda, porque alimenta-se preferencialmente de caracóis e lesmas.
Os olhos vermelhos são o que facilita a sua identificação, pois há outra espécie semelhante em Portugal, mas com olhos verdes.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.