PUB

Que espécie é esta: rela

24.07.2024

O leitor Luís Alberto fotografou este anfíbio no Sabugal a 31 de Outubro de 2011 perto do Vimeiro, Lourinhã, e pediu ajuda para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.

“Venho perguntar-vos que espécie é esta verdinha, (família das rãs ?). Encontrei esta verdinha no meu quintal enroscada numa folha de sardinheira bem camuflada. Dei por ela porque adoro fotografar a natureza e andava com a máquina nas mãos com olhar atento para fotografar algo que pudesse encontrar. Achei esta verdinha muito bonita e fora do vulgar. A foto foi tirada há bastante tempo, a 31-10-2011, e até hoje nunca mais encontrei outra igual. É estranho porque não há ali zonas de água”, escreveu o leitor.

A observação foi feita perto do Vimeiro, Porto Dinheiro e Ventosa, concelho da Lourinhã.

Trata-se de uma rela (Hyla sp.)

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É uma rela do género Hyla. Há duas espécies de rela em Portugal e pela foto não é completamente claro de qual delas se trata.

São bastante parecidas, mas facilmente distinguíveis se conseguirmos ver o ventre e as patas. Nesta posição (que é muito comum em meio terrestre e que serve para conservar a água), essas porções do corpo não são bem visíveis.

As relas são muito terrestres e é possível encontrá-las bem longe de água. Na verdade só frequentam os meios aquáticos na altura da reprodução (Primavera), e por isso não é estranho que no Outono tenha sido vista longe de água.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas. E compre as fichas de campo na nossa loja, com mais informação sobre diferentes grupos de animais, plantas e fungos.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss