O leitor Simão Lourenço encontrou um anfíbio na zona de Alcobaça, a 16 de Fevereiro, e pediu a identificação da espécie. Rui Rebelo responde.
“Chamo-me Simão e sou aluno da EPADRC, Escola Profissional de Agricultura de Cister”, indicou este leitor. “Encontrei na minha escola este anfíbio no dia 16/02/2024. Gostaria que me ajudassem a identificá-lo.”
Trata-se de uma rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A rã-de-focinho-pontiagudo é muito interessante, porque só existe na Península Ibérica e é representante de um grupo muito antigo de rãs que só sobreviveu neste canto do mundo.
Os adultos desta espécie podem ser raiados (como o da foto, com uma risca ao longo do dorso) ou mosqueados (com manchas, sem a risca). Esta espécie não é muito frequente no país, mas em alguns locais favoráveis pode ser muito abundante.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.