A leitora Leonor Pego encontrou estas posturas de anfíbios a 21 de Março numa ribeira no vale da Ferrugem, Sintra, e pediu para saber a que espécie pertencem. Rui Rebelo responde.
“Olá Wilder. Agradeço identificação desta espécie, neste caso destes ovos. Eram centenas deles em finos fios de esferas pretas numa ribeira no vale da Terrugem em Sintra a 21 de março. Penso que serão de sapo comum. Mas não sei…”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma postura de bufonídeo (Bufo sp.)
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Trata-se de uma típica postura de bufonídeo – ou o sapo-comum (Bufo spinosus) ou o sapo-corredor (Bufo calamita).
É muito difícil, se não impossível, identificar corretamente a espécie apenas pela postura.
De um modo geral, o sapo corredor não faz as suas posturas em águas correntes. Por isso se tivesse de apostar, diria que são de sapo-comum (a leitora menciona que a postura estava numa ribeira). Mas para ter a certeza, nada como esperar que nasçam os girinos.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.