O leitor Marco Nunes Correia encontrou esta aranha a 4 de Junho no seu jardim numa aldeia próxima de Alcobaça e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.
Parece ser um macho de Poecilochroa cf. senilis
Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
Estas aranhas não são avistadas frequentemente, apesar do seu padrão distincto e vistoso.
São aranhas extraordinárias que são consideradas araneofágicas (comem outras aranhas, tal com os falcões se especializam em caçar outras aves).
A Poecilochroa consegue forçar os abrigos de seda de potenciais presas até os abrir e imobiliza as defesas do arquitecto da infraestructura, colocando seda adesiva nas suas patas da frente e boca.
Assim já foram observadas a derrubar presas várias vezes o seu tamanho. Seria como ver um tigre a caçar um urso usando uma corda.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.