A leitora Marta Marques fotografou esta planta em Esposende a 1 de Maio e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
“Antes de mais, quero louvar a Wilder pelo trabalho incrível que desenvolve, cujos conteúdos são sempre muito úteis! Peço-vos ajuda na identificação de um arbusto que tenho no meu jardim de casa mas cujo nome desconheço! Sei que, quando está florido, é muito apreciado pelos polinizadores! Está localizado em Esposende e as fotografias foram tiradas no dia 1 Maio 2023!”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um pitósporo-da-China (Pittosporum tobira).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta das fotografias é vulgarmente conhecida como pitósporo-da-China, faia-do-norte ou mesmo faia-da-Holanda (Pittosporum tobira), espécie da família Pittosporaceae.
É uma espécie nativa da China, Coreia e Japão. Foi introduzida em Portugal pelo seu interesse ornamental, especialmente para formação de sebes, embora também possa ser mantida como arbusto ou pequena árvore isolada num jardim.
O pitósporo-da-China é uma planta perene, de copa compacta e arredondada. Possui folhas verde-brilhantes, em forma de lança e coriáceas. As flores são de cor branco-creme e perfumadas e surgem na primavera.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.