A leitora Diana Teixeira de Carvalho fotografou esta larva de pirilampo a 16 de Janeiro em Grijó, Vila Nova de Gaia, e quis saber qual a espécie a que pertence. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Encontramos aqui em nossa casa, em Grijó, Vila Nova de Gaia, a 16 de Janeiro 2022, esta larva de pirilampo. Será que dá para identificar qual a espécie?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma larva de pirilampo (Lampyris sp.).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Trata-se de uma larva de pirilampo do género Lampyris. Pode ser L. iberica ou L. noctiluca.
São os pirilampos mais frequentemente observados durante a fase larvar em Portugal.
Há duas espécies confirmadas deste género em Portugal, a mais comum das quais foi descrita em 2008: o pirilampo-ibérico (Lampyris iberica). Mas pela foto não consigo identificar a espécie.
Descubra seis coisas a saber sobre os pirilampos em Portugal.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.