percevejo-frade

Que espécie é esta: percevejo-frade

A leitora Maria João Ramos fotografou este insecto em Odivelas a 20 de Agosto e quis saber qual a espécie a que pertence. Rui Félix responde.

“Encontrei na minha janela este exemplar que suponho seja um percevejo-frade. Agradeço a identificação. Localização: Odivelas, em 20-08-2023”, escreveu a leitora à Wilder. 

Trata-se de um percevejo-frade (Nezara viridula).

Espécie identificada e texto por: Rui Félix, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

É uma Nezara viridula, também conhecida por “Frade”, um percevejo que pertence à família Pentatomidae.

São frequentemente chamados de percevejos fedorentos por causa do odor desagradável que muitas das suas espécies exalam. Este produto muito pungente ao nível do aroma é uma secreção glandular exsudada pelos poros do tórax, quando se sentem ameaçados. 

Algumas espécies exalam um odor de amêndoa amarga rançoso (cianeto) e outras, como é o caso do “Frade” (Nezara viridula), exalam um odor muito semelhante ao do coentro (aldeídos).


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.