A leitora Inês Guimarães encontrou estas pegadas na ribeira do Algibre, Paderne, a 8 de Dezembro e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.
“Ontem (8 Dezembro) ao passear na Ribeira do Algibre perto de Paderne (Algarve) encontrámos estas pegadas. Alguma ideia a que animal podem pertencer?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratam-se de pegadas de texugo (Meles meles).
Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.
Parecem ser pegadas de texugo (Meles meles), um carnívoro da familia dos Mustelideos, que é comum e apresenta uma distribuição generalizada em Portugal continental.
Apesar das pegadas de mamiferos serem geralmente difíceis de identificar com segurança, existem algumas excepções como o texugo.
Nesta espécie, e tal como visível nas fotos, a pegada da pata anterior é arredondada enquanto que a da pata posterior é alongada, em forma de pé, e ambas apresentam quatro dedos alinhados com marcas de garras bem diferenciadas dos dedos (devido à grande dimensão e curvatura da garras).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.