A leitora Susana Moleira encontrou esta espécie no seu quintal em Viana do Castelo a 2 de Julho e pediu ajuda para identificar a espécie. Joaquim Tapisso responde.
Trata-se de um musaranho-de-dentes-brancos (Crocidura russula).
Espécie identificada e texto por: Joaquim Tapisso, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Muito obrigado pelo envio das fotos. São mesmo muito boas fotos! Aliás, tão boas que a leitora correu alguns riscos em pegar no musaranho com as suas próprias mãos. Fica o aviso que eles podem morder e, como são insectívoros, os dentes são muito aguçados. Para a próxima é melhor não pegar no animal ou, pelo menos, usar luvas.
A espécie é o muito comum musaranho-de-dentes-brancos, Crocidura russula. Este indivíduo têm a particularidade de apresentar as orelhas danificadas e alguns pêlos brancos, o que indica que é um adulto com muito provavelmente dois anos de vida.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.