A leitora Ana Afonso deparou com uma curiosa lagarta e com uma crisálida na Figueira da Foz, a 10 de Julho, e pediu para saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Noturnas ajuda.
“Pendurada num balde encontrámos esta crisálida e este outro, juntos. Será uma mariposa tigre?”, questionou Ana Afonso.
Trata-se na verdade de uma mariposa-cigana, que tem o nome científico (Lymantria dispar).
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma borboleta diurna da vasta família Eribidae e da sub-família dos limantriídeos, originária da Europa. As fêmeas desta espécie têm asas cor de palha, finamente listradas, e são maiores do que os machos, que têm asas acastanhadas. É comum em florestas.
A espécie foi descrita para a ciência pelo cientista sueco Lineu, no século XVIII, considerado o pai da taxonomia moderna.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.