A leitora Susana Martinho pediu a identificação de uma planta que observou nos Açores em Agosto de 2021. Carine Azevedo responde.
Tratar-se-á de uma malva-rosa (Alcea rosea).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta fotografada é uma espécie da família Malvaceae, possivelmente uma malva-rosa (Alcea rosea).
É uma planta nativa da Ásia. Em Portugal é uma espécie exótica e pode encontrar-se pontualmente em todas as regiões de Portugal Continental e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Possui porte herbáceo e desenvolvimento bianual, e pode crescer até 1,5 metros de altura. As folhas são verde-claras, cordiformes, pubescentes (em ambas as faces), ásperas e rugosas. O tamanho das folhas tende a ficar progressivamente menor de baixo para cima.
As flores são grandes e bastantes vistosas, simples ou dobradas, solitárias ou aos pares, dispostas ao longo de uma haste floral comprida. Podem ser vermelhas, rosas, brancas, amarelas, entre outras e são ideais para a formação de maciços e de bordaduras em jardins, junto a paredes e muros. São bastante atrativas para os insetos, em particular as borboletas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.