Lontra. Foto: Paulo Coelho

Que espécie é esta: lontra

O leitor Paulo Coelho encontrou este animal perto de Sousel, Portalegre, a 11 de Abril e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares e Joaquim Pedro Ferreira respondem. 

“Encontro muitos animais mortos na estrada, infelizmente. Muitas vezes não tenho disposição para fotografar, no entanto a dimensão deste animal deixou-me perplexo. Media mais de meio metro e deveria ter sido morto há pouco tempo. Encontrei-o próximo de Sousel, Portalegre, no dia 11 de abril”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma lontra (Lutra lutra).

Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.

Trata-se de uma lontra (Lutra lutra), um carnívoro da família dos mustelideos que tem uma distribuição generalizada em Portugal.

Apresenta hábitos semi-aquáticos – tem membranas interdigitais (i.e. pele entre os dedos das patas) para poder nadar mais facilmente – mas pode ser observado a alguma distância de linhas de água, principalmente durante a dispersão de animais juvenis.

A lontra alimenta-se de peixes e lagostins. Faz as suas tocas perto dos rios, entre as raízes das árvores, em zonas de vegetação abundante. 

Segundo Joaquim Pedro Ferreira, biólogo na Universidade de Aveiro, esta será uma cria de lontra.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.