O leitor Alcino Ferreira viu este animal a 10 de Dezembro no Parque da Devesa, Vila Nova de Famalicão, e pediu ajuda na identificação da espécie. Francisco Álvares responde.
Trata-se de uma lontra (Lutra lutra).
Espécie identificada e texto por: Francisco Álvares, investigador do CIBIO-InBIO, especializado em mamíferos carnívoros.
Trata-se de um interessante registo de lontra (Lutra lutra), um carnívoro comum em Portugal mas de díficil observação, por normalmente ter hábitos nocturnos. Por isso, esta observação em pleno dia e a curta distância é um privilégio!
No final da década de 1990, a lontra encontrava-se praticamente extinta na bacia do rio Ave devido aos elevados níveis de poluição. Mas graças aos esforços de recuperação e valorização das zonas húmidas, as populações desta espécie aumentaram e é agora frequente nesta região, incluindo em parques urbanos que apresentem linhas de água ou lagoas (como é o caso do Parque da Devesa, onde este indivíduo foi observado, e também do Parque da Cidade da Póvoa do Varzim).
A lontra é um indicador da qualidade ambiental dos habitats aquáticos, por isso a sua presença em parques urbanos deve ser valorizada.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.