O leitor Rodrigo Simões fotografou esta lagarta a 24 de Agosto de 2018 na praia da Tocha (Cantanhede), e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
“Encontrei uma lagarta de aproximadamente 10 centímetros nas dunas da praia da Tocha, Cantanhede. Eu não lhe toquei porque me pareceu venenosa não só pelas cores mas também ela continha um espinho na cauda”, contou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta Esfinge-da-euforbia (Hyles euphorbiae).
Espécie identificada e texto por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é a lagarta da borboleta nocturna Esfinge-da-euforbia (Hyles euphorbiae).
Pertence à família Sphingidae, também conhecidas por borboletas colibri devido ao facto de geralmente se alimentarem nas flores em voo, sem pousarem.
As lagartas alimentam-se de plantas da família das Euforbias (Euphorbiaceae). As lagartas, grandes e coloridas, advertem os possíveis predadores da sua toxicidade (Aposematismo).
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.