Banner

Foto: Jorge Araújo da Silva

Que espécie é esta: jovem morcego do género Pipistrellus

17.07.2023

O leitor Jorge Araújo da Silva quis saber que morcego encontrou no dia 12 de Julho, no centro de Póvoa de Varzim. Paulo Barros responde.

“Antes de mais, bem-hajam pelo vosso notável trabalho enquanto divulgadores da vida selvagem”, escreveu Jorge Araújo da Silva na mensagem enviada à Wilder, na qual explicou que tinha encontrado um morcego “prostrado no solo, numa estrada no dentro da cidade da Póvoa de Varzim”.

“Recolhi-o com auxílio de um lenço de papel e limitei-me a pendurá-lo num arbusto ao abrigo de predadores e afastado da passagem de veículos”, informou o leitor, pedindo ajuda para identificar o género ou a espécie deste morcego. “Julgo que do cimo da cabeça até ao extremo da cauda não medisse mais de 50 milímetros”, acrescentou também.

O morcego que Jorge Araújo da Silva encontrou é um morcego do género Pipistrellus, sendo que é provável tratar-se de um morcego-pigmeu, de nome científico Pipistrellus pygmaeus.

Espécie identificada e texto por: Paulo Barros, investigador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e membro da equipa de investigadores para os morcegos do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental

Tratar-se de um Pipistrellus jovem voador do ano. Muitas vezes os morcegos jovens, quando fazem os seus primeiros voos, acabam por cair no solo por cansaço ou inexperiência. O leitor procedeu correctamente ao colocá-lo num sítio alto e em segurança, pelo que lhe dou os parabéns!

As características visíveis nas fotos apontam para que se trate de um Pipistrellus pygmaeus


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss