O leitor Jorge Araújo da Silva quis saber que morcego encontrou no dia 12 de Julho, no centro de Póvoa de Varzim. Paulo Barros responde.
“Antes de mais, bem-hajam pelo vosso notável trabalho enquanto divulgadores da vida selvagem”, escreveu Jorge Araújo da Silva na mensagem enviada à Wilder, na qual explicou que tinha encontrado um morcego “prostrado no solo, numa estrada no dentro da cidade da Póvoa de Varzim”.
“Recolhi-o com auxílio de um lenço de papel e limitei-me a pendurá-lo num arbusto ao abrigo de predadores e afastado da passagem de veículos”, informou o leitor, pedindo ajuda para identificar o género ou a espécie deste morcego. “Julgo que do cimo da cabeça até ao extremo da cauda não medisse mais de 50 milímetros”, acrescentou também.
O morcego que Jorge Araújo da Silva encontrou é um morcego do género Pipistrellus, sendo que é provável tratar-se de um morcego-pigmeu, de nome científico Pipistrellus pygmaeus.
Espécie identificada e texto por: Paulo Barros, investigador na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e membro da equipa de investigadores para os morcegos do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental.
Tratar-se de um Pipistrellus jovem voador do ano. Muitas vezes os morcegos jovens, quando fazem os seus primeiros voos, acabam por cair no solo por cansaço ou inexperiência. O leitor procedeu correctamente ao colocá-lo num sítio alto e em segurança, pelo que lhe dou os parabéns!
As características visíveis nas fotos apontam para que se trate de um Pipistrellus pygmaeus.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.