O leitor Paulo Fernando Leitão encontrou esta joaninha em Vilamoura em Março e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Esta não é a famosa joaninha-de-sete-pintas. Qual é e de que se alimenta? Entrou cá em casa sem ter sido convidada, passou cá uns dias, e depois larguei-a p’la janela”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se da joaninha-de-duas-pintas (Adalia bipunctata).
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“As fotos estão pouco nítidas e não se consegue ver a cor dos bordos laterais do tórax, mas ainda assim acho que é seguro dizer que é uma das variantes escuras da joaninha-de-duas-pintas, Adalia bipunctata“, respondeu José Manuel Grosso-Silva.
Esta espécie de joaninha pertence à família dos Coccinelídeos e foi descrita em 1758.
Pode medir até cinco milímetros.
Vive em florestas, parques e pomares toda a Europa e alimenta-se de afídios e de outros insectos pequenos.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.