O leitor Manuel Martins observou esta espécie a 28 de Fevereiro perto de Vila Nova de Milfontes e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.
“A 28 de Fevereiro fui caminhar pela manhã e encontrei este pequeno inseto que se estava a fazer de morto na areia dos caminhos entre Vila Nova de Milfontes e a praia do Malhão”, contou o leitor à Wilder. “A caminhada foi de aproximadamente 10km e só encontrei dois, relativamente próximos e ambos com o mesmo comportamento.”
Trata-se de um gorgulho do género Brachycerus.
Espécie identificada e texto por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Em Portugal há várias espécies do género Brachycerus, que têm um comportamento muito curioso. Este é designado tanatose e consiste em fingirem que estão mortos, para dessa forma se tornarem menos apetecíveis ou interessantes para os predadores.
A forma como o fazem é esticando as patas e caindo para o lado, numa pose não muito diferente da do exemplar fotografado, por acaso.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.