A leitora Ana Rodrigues fotografou esta planta a 27 de Maio na Serra do Alvão, Vila Pouca de Aguiar, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Moro no concelho de Vila Pouca de Aguiar, na parte nascente da Serra do Alvão entre os 700/800 metros. Vi esta flor/planta aqui” a 27 de Maio, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um craveiro-do-monte (Simethis mattiazzi).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Esta parece ser uma Simethis mattiazzi (Vand.) Sacc., vulgarmente conhecida como craveiro-do-monte, cravo-do-monte ou ouropeso.
Esta espécie da família Asphodelaceae é nativa do sudoeste da Europa e da região mediterrânica. Em Portugal pode ser encontrada sobretudo nas regiões do centro e sul do país.
É uma planta herbácea, rizomatosa e perene, que se destaca pelas suas flores pequenas e delicadas, de cor branca, dispostas em inflorescências que podem atingir até 30 centímetros de altura e conter entre 10 a 40 flores.
Uma característica distintiva que facilita a identificação desta espécie é a presença de estames com filetes densamente cobertos de pelos. Os estames são os órgãos reprodutores masculinos da flor responsáveis pela produção do pólen.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.