A leitora Mafalda Veiga fotografou estes cogumelos em Cascais, a 24 de Fevereiro, e pediu ajuda para saber a espécie. A associação Ecofungos responde.
“Encontrei estes cogumelos quando passeava na costa da guia em Cascais, a 24 de Fevereiro 2021. Que espécie será?”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um cogumelo do género Suillus.
Identificação da espécie e texto por: Ecofungos – Associação Micológica.
A espécie reportada é do género Suillus. Integra o Filo Basidiomycota, Ordem Boletales.
Nesta ordem integram-se os géneros Boletus, Suillus, Xerocomellus, entre outros.
Neste género Suillus, genericamente, temos espécies com chapéus viscosos, com diâmetro até 12 a 15cm, de cores acastanhadas.
O himenófero (parte inferior) é constituído por tubos de cor amarela a castanha, com o avanço da maturação do cogumelo. O pé é, geralmente, de cor clara, curto e claviforme, alguns com pontuações mais escuras.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.